Semana 02 : Aula 02 - Marketing nas Redes Sociais.

 


O que é marketing nas redes sociais?

    Marketing nas redes sociais envolve um conjunto de estratégias, adotadas nessas mídias, voltadas para promover empresas, marcas, produtos e serviços. Trata-se de uma excelente maneira de incluir o negócio no ambiente digital e alcançar um público ainda maior.

  • Por que ele é tão importante?

    O número de usuários nas redes sociais cresce cada vez mais. Com isso, as empresas percebem uma grande oportunidade de se aproximar do público e criam estratégias para marcar presença nessas plataformas. Isso acaba sendo benéfico para outras empresas, que têm oportunidade de se conectar com potenciais parceiros de negócios.

  • Como escolher as redes sociais adequadas para o seu negócio?

    Escolher as redes sociais adequadas para divulgar a sua empresa é parte fundamental para se ter sucesso no ambiente digital. Isso porque a sua empresa precisa manter perfis onde o seu público está.  Por isso, é muito importante entender melhor o seu nicho, identificar o perfil do seu público-alvo e analisar onde ele está presente. A partir daí, fica mais fácil definir em quais redes sociais faz mais sentido estar presente e começar a definir qual será a estratégia de atuação em cada uma delas.


Melhores práticas do marketing nas redes sociais

Conhecer boas práticas de marketing nas redes sociais é algo que pode ajudar você a começar com o pé direito e  alcançar resultados satisfatórios. Só não se esqueça que eles não serão imediatos. Esse trabalho online requer bastante consistência.

A seguir, listamos algumas dessas práticas que podem ser adotadas e explicamos como cada uma delas contribui.

  • Conheça o seu público

    É necessário definir qual é o público que você deseja alcançar. Mesmo que você seja uma empresa buscando outras empresas para parcerias de negócios, não se esqueça de identificar quem são os principais decisores dessas organizações. É com eles que você vai falar e, portanto, a comunicação deve ser direcionada a eles. Conheça as questões, saiba como seus produtos ou serviços vão ajudar a solucioná-las e descubra como chegar aos responsáveis.

  • Não falar apenas dos produtos e serviços

    Uma das grandes vantagens do marketing nas redes sociais é a possibilidade de criar e manter relacionamentos duradouros com a sua audiência. Porém, é necessário investir em conteúdos de qualidade e que vão muito além de publicações sobre produtos e serviços. O ideal é que 80% dos conteúdos sejam informativos, descontraídos, entre outros, enquanto apenas 20% sejam como objetivo de vender.

  • Descontração

    Dependendo do seu ramo de atuação e as redes sociais que você utiliza, não tenha medo de adotar uma linguagem mais descontraída em suas publicações. Isso ajuda a aumentar a proximidade com a sua audiência e torna o perfil ainda mais interessante de seguir. Ainda que o seu ramo de atuação demande uma linguagem mais formal, as redes sociais podem usar uma comunicação mais leve sem ter que ser, necessariamente, descontraída e informal demais.

  • Utilizar uma linguagem simples e direta

    Se a sua empresa tem um blog, faz sentido publicar conteúdos maiores e mais detalhados. Dependendo do assunto, é importante explicar conceitos e adotar uma abordagem mais completa, de forma que os leitores compreendam e ampliem seus conhecimentos. Porém, isso não se aplica às redes sociais, onde o ideal é que a linguagem seja mais direta e simples. Em geral, as pessoas buscam conteúdos mais rápidos e fáceis de serem consumidos.

  • Acompanhar os relatórios

    As redes sociais oferecem um painel com informações variadas sobre o desempenho das publicações. Entre elas, estão o alcance, o engajamento e a quantidade de seguidores. Monitorar esses dados é a melhor maneira de saber se a sua estratégia está sendo eficaz ou se é necessário rever alguns pontos. Existem soluções voltadas para essas análises e que são bem mais completas que o dashboard oferecido pelas próprias plataformas. Elas fornecem ótimos insights e são ótimas aliadas de uma boa gestão nas redes sociaisNão há um roteiro fechado fazer marketing nas redes sociais. São várias questões que devem ser levadas em consideração: nicho, seu público-alvo e objetivos com a estratégia online. 


Fonte: 








Comentários

Postagens mais visitadas